Como conscientizar quem compra seu software que ele precisa ser bem treinado

Uma perguntinha rápida: O que custa mais às empresas de software: as despesas com a área de treinamento ou com a área de suporte técnico?

Outra perguntinha rápida: Das perguntas que chegam ao seu suporte técnico, quantas, percentualmente, são perguntas sobre como usar os seus produtos ou serviços? Falta treinamento para os seus clientes?

Quanto melhor e mais frequente for o treinamento provido, menos dúvidas terão os clientes, menos suporte técnico será requerido. E como o custo de treinar é menor do que o de suportar, mais uma razão há para dar mais atenção à sua área de treinamento.

Então, para conscientizar os clientes sobre a necessidade de serem bem treinados, não esqueça de:
  1. explicar ao decisor (no cliente) os porquês/benefícios dos treinamentos: a garantia de que o software será usado da forma correta e integral, o comprometimento com o negócio do cliente e também com o desenvolvimento dos treinandos, as métricas de eficiência pós-curso (levante-as)
  2. explicar ao decisor como os treinamentos são ministrados e os seus conteúdos
  3. explicar aos treinandos os porquês/benefícios dos treinamentos,  como os treinamentos são ministrados e quais serão os seus conteúdos
  4. incentivar e dar tempo para a prática dos treinandos, em diferentes formatos
  5. testar o conhecimento adquirido pelos treinandos
  6. informar ao decisor sobre o nível de aproveitamento dos treinandos e os resultados do treinamento
Quanto mais objetivamente você demonstrar a importância e prover treinamentos, menos custos potenciais você terá com seu suporte.

Mais importante ainda, quanto mais treinados seus clientes forem, mais habilitados eles estarão e menos razão eles terão para insatisfações.

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