"Como é que você faz para fazer perguntas de qualidade?"

- "Como é você faz para fazer perguntas de qualidade?"

Estamos almoçando, aproveitando uma pausa em um dia cheio de trabalho, e uma cliente me faz esta pergunta. Imediatamente algumas respostas me veem, mas não sinto pressa em responde-la.

Eu poderia responder "conhecendo muito bem o outro, o cliente". Ou "conhecendo muito bem o que o outro mais quer e precisa". Ou conhecendo muito bem como eu posso ajudar o outro a resolver o problema que hoje ele tem e o preocupa". Ou ainda "usando a inteligência".

Mas a resposta que vem é...
- "Esquecendo de mim..."

E tão surpreendente e complexa é esta resposta... Porque, sim, esqueço de mim quando estou completamente focada no outro...


E é somente quando estou 100% presente e mergulho no contexto e na realidade, nas dificuldades e oportunidades, nos valores e princípios, nas forças e fraquezas do outro, sem me distrair com o que quero do outro, mas trazendo em mim todas as vivências, experiências e valores que acumulei em vida, que posso efetivamente, completamente e consistentemente fazer perguntas de qualidade a quem está à minha frente...

E um poderia perguntar se perguntas de qualidade são importantes. São? O que você acha?

Quer a minha opinião? Sim, são... São elas o par e a causa das respostas de qualidade que tanto queremos ter dos nossos clientes, dos nossos pares, dos que nos rodeiam...