Comprometimento é (também) entrega

A palavra "comprometimento" tem 3 sentidos (fonte):
  1. o ato de se comprometer: compromisso, engajamento, envolvimento, entrega, responsabilidade, responsabilização, participação, implicação, empenho, dever
  2. a promessa de algo: promessa, obrigação, prometimento, palavra, pacto
  3. um embaraço: embaraço, vergonha, vexame, encrenca, dificuldade

Concentremo-nos nos dois primeiros sentidos, já que o terceiro sentido não nos interessa. Concentremo-nos ainda mais no primeiro sentido. Comprometimento é o ato de se comprometer com a entrega, é a responsabilidade de se engajar pelo cumprimento do dever. Sim?

Pode alguém ser comprometido e não cumprir a sua palavra?

Pode alguém ser comprometido e não entregar o prometido no prazo pactuado com um terceiro? 

O que você acha?

Pode alguém se achar comprometido pela responsabilidade que sente e sabe que tem? Mesmo sem entregar o que promete no prazo, formato e escopo do seu prometimento?  

Comentários

  1. Acredito que comprometimento vai além do prazo. É algo mais profundo. É a entrega não (só) do produto, mas também de si para atingir o objetivo. É o contexto resumido no primeiro sentido exposto no incio do texto.
    "Pode alguém ser comprometido e não entregar o prometido no prazo pactuado com um terceiro?" Em algumas circunstâncias, acredito que sim, contanto que não se torne hábito e nem se apoie em exageros.

    Adquiri o livro "Vendendo Software" e estou buscando conhecer mais sobre o assunto. Tenho a sensação que terei muito em breve uma experiência enriquecedora e distinta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário