Perde-se quando não se adianta o ganho. Ganha-se quando se minora a perda.

Sim, todos querem ganhar mais pagando menos. Negociação e compras em promoção são resultados deste querer que pessoas físicas e jurídicas têm. Mas pode-se perder, em vez de ganhar, quando por um preço menor espera há.

Há diferença entre produtos de uso versus produtos e serviços que geram receita para quem o paga. Atrasar a compra de um produto de uso adia o prazer de tê-lo disponível, e só. Mas atrasar a compra de um produto ou serviço que ajuda o cliente a gerar receita (como é o caso de tipos de software e de capacitação) adia a chance da receita maior, que pode até pagar a própria compra. Por que esperar?

E se um já está neste momento duvidando e dando ênfase à palavra chance, ele deveria lembrar que a chance de aumentar significativamente a receita sem mudar ou inovar pode ser perto de zero. Ao contrário dos custos fixos, líquidos e certos, e similarmente aos custos variáveis, quem trabalha com vendas trabalha com múltiplas variáveis, incertezas e chances. Aumentar as chances de vendas de forma sistemática é nossa responsabilidade. Não nos deixar confundir no cálculo do nosso ganho é nosso dever.

Perde-se quando não se adianta o ganho. Ganha-se quando se minora a perda.