Quanto mais se adia a resposta ao resultado que não se quer, menos resultado se tem

A situação é crítica, a perda é real, a queda é consequência... mas... vai deprimir?

Jornal Valor Econômico, 30/9/15
Se está difícil para alguns e não tão difícil para outros (Brasil foi primeiro no ranking IMS Mobile LatAm, soube?), transferir para a economia, a concorrência e os clientes a responsabilidade "exclusiva" pelos ciclos mais longos de venda ou não venda não ajuda ninguém. Joga fora então qualquer desânimo, pára de falar dificuldade e parte para a ação olhando através dos olhos dos seus clientes. Fato é, quanto mais se adia a resposta ao resultado que não se quer, menos resultado se tem!

Então... ação!
1- Já construiu sua matriz de SWOT (pontos fortes e fracos internos e presentes e oportunidades e ameaças externas e futuras) "orientada à sua venda"?
2- Já construiu sua matriz competitiva?
3- Já validou seu SWOT e matriz competitiva em pesquisas com clientes reais e potenciais?
4- Já estudou, definiu e entendeu muito bem o seu público-alvo? Já priorizou segmentos, verticalizou?
5- Já coleta métricas de resultado de uso do que você vende? Já sabe demonstrar a relação entre valor e preço?
6- Já definiu os seus possíveis e melhores canais de venda? Já os implementou e os bem gerencia?
7- Já cria suas peças de comunicação e marketing com foco no que o cliente se preocupa e precisa ver?
8- Já definiu como usar suas métricas de resultado de uso para prospectar quem é responsável por resultados?
9- Já pratica a abordagem com demonstração de valor e segue política clara de follow-up e negociação?
10- Já constrói um repositório compartilhado pela equipe comercial com a inteligência acumulada da vivência do método nas suas vendas?

E se estes 10 itens lhe parecem muito - e realmente eles são, e exigem disciplina e dedicação para que você possa chegar aos até 300% de aumento nas vendas que clientes nossos estão conseguindo atingir - lembre ou saiba que eles são fases de implementação da metodologia da Engenharia de Vendas para Empresas de Software.

O que nos leva à próxima e essencial pergunta que facilitará em muito a resposta às 10 perguntas anteriores:
11- Você e a equipe da sua empresa já fizeram o curso in-company ou aberto da Engenharia de Vendas?

Ação! Ação!

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