Aprendemos com quem ensinamos

A gente ensina para que os outros nos ensinem o que aprenderam conosco. Frase confusa? Não. Ela só exige um pouco de reflexão.

Por que ensinamos, você, ele, ela, eu?

Para que outros sejam capazes de lidar com determinadas situações. Dos pais que ensinam tanto de tudo aos filhos, aos professores variados que compartilham tanto do conhecimento específico que têm com seus alunos e companheiros de estrada, ensinamos e aprendemos todo o tempo.

O interessante é que quanto mais ensinamos mais vemos que aprendemos com quem ensinamos! Por que? Porque há horas em que esquecemos nosso próprio ensinamento... Há horas em que duvidamos do que sabemos. Isto não é bom nem ruim. É o que é. O ser humano é um duvidador-mor, lida com a dúvida diariamente. Um lado bom? Dúvidas limpam a mente, não nos deixam acomodar em nada do que fazemos.

Nessas horas, quão maravilhoso é alguém que aprendeu conosco nos repetir o que ouviu de nós. Nessas horas, quão maravilhoso é alguém que aprendeu conosco nos demonstrar o acerto da lição. Nessas horas, quão maravilhoso é entender que professor e aprendiz trocam de lugar a todo instante...


PS: Um dia desses, andando rapidamente no aeroporto de Guarulhos para uma das entradas de voos domésticos, percebo 2 pessoas falando e olhando na minha direção. "Algum famoso atrás?", pensei. Sem tempo para olhar, sigo e, quando estou passando por eles, ouço um dizendo expressivamente: "Você ainda não fez o curso da Engenharia de Vendas? Sério??". Olho para trás (onde eles agora estavam, andando que eu estava) e dou um grande sorriso, retribuído. Quantas alegrias a EV traz!