O que é inteligência?

Vários são os significados de "inteligência" e todos dizem respeito à esta faculdade ou capacidade que temos de raciocinar, compreender, se adaptar, perceber, aprender, solucionar.

Hoje vejo inteligência de uma forma atípica: inteligente para mim é aquele que sabe como atacar e defender uma mesma ideia, proposta ou projeto. Por que? Por 2 motivos:
- se ele sabe bem defender, ele conhece em detalhe os pontos fortes do que propõe
- se ele sabe bem atacar, ele conhece em detalhe as objeções que outros podem ter ao que é proposto. Não as omite, não as deslegitimiza, ao contrário, encara-as bem de frente e tenta/consegue ampliá-las com a sua compreensão de causas e consequências.

E que abrangente é a visão de quem enxerga e reconhece os ganhos, alternativas, causas, consequências e custos das suas ideias "com consistência". Que clareza tem aquele que sabe antecipadamente o que fazer, os recursos necessários a empregar, os custos e os benefícios do que será feito. História se faz a partir de quem prevê e acerta no que vê. Venda também. Inteligente é o vendedor que vê e age no grande, entendendo e incluindo dúvidas, questões, necessidades, recusas e sugestões dos clientes em suas próprias ideias, propostas e projetos...