Espelhando - na venda e na vida

Venda tem muito de psicologia. Muita carência, insuficiência, deficiência é vista num relação em que a troca é baseada em interesses declarados. E muito aprendizado nasce daí.

O principio do espelhamento é um aprendizado diário. Na Engenharia de Vendas, falamos do espelhamento do cliente, base para a verticalização, no atendimento a segmentos bem definidos que podemos estudar, focar, crescer e ampliar nossas carteiras. De preferência, com quem já temos conhecimento, familiaridade, relacionamento, e que tenha alta demanda pelo que oferecemos. 

Mas, além deste, há o espelhamento dos relacionamentos pessoais. Neste, somos todos espelhos. Gentileza gera gentileza. Impaciência gera impaciência. Dureza gera dureza. 

Reciprocidade é palavra-chave. Ser gentil com quem é gentil é fácil. Vemo-nos nos outros e os outros se vêem em nós - ou não, se rejeitam o que somos por não serem como somos. 

Mas se entendemos a dureza dos duros e a impaciência dos impacientes, podemos quebrar o ciclo de resposta que se estabelece, se enraiza e tira nossa própria tranquilidade. Com entendimento, temos liberdade para sermos espelhos que refletem o que cada um pode ser de melhor... 

Comentários

  1. Bela reflexão.

    Evitar a sintonia inicial (da quebra do ciclo) para provocar a sintonia positiva e, sobretudo, construtiva.

    []'s
    mauro

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