Do problema ao objetivo

Da próxima vez que você tiver um problema, converta o problema em objetivo. Foque no que é necessário para resolver o seu problema, na prática.

Falta um tanto para bater sua meta? De quanto é este tanto? Comece a converter este tanto em várias direções:
- com base nas suas vendas médias, quantos clientes novos este tanto representa?
- considerando os produtos e serviços do seu portfolio, quantas vendas cruzadas este tanto representa para a sua base já instalada?
- pelo seu histórico, quanto tempo será necessário para bater a sua meta (ou a meta da sua equipe/empresa, se você é o executivo)? e que atividades você deverá priorizar no trabalho?

Percebe a mudança de foco? Em vez de se consumir com o medo, a dúvida e até uma possível sensação de culpa por não estar na meta (não por falta de vontade, claro...), você passa a, determinadamente, focar e trabalhar no quanto você precisa para atingir o seu objetivo. O foco é exclusivo no positivo, no seu objetivo.

É fácil focar apenas no positivo? Não, não é. Parece que fomos educados a ter medo antes de ter confiança e é só com muita disciplina que podemos nos desapegar dessa mentalidade negativa que parece termos herdado. Do "tanto me falta" ao "quero/preciso/vou fechar tanto", muda a mentalidade e a atitude. Mudam também os resultados.