Não está fechando.. por que?

É um supervisor comercial que vai falando:

"se os vendedores, conseguem agendar, demonstrar e emitir orçamentos, o que significa que estamos trilhando o caminho certo, por que ainda estamos falhando na fase final do fechamento?"

Tantas possíveis razões! Se o gargalo se dá na emissão do orçamento, será que ele não foi gerado prematuramente? A quem ele foi entregue? Que critérios foram usados no orçamento/proposta? Os vendedores souberam demonstrar o "valor" (resultado do uso) do software para o cliente durante a abordagem? A compra do software é prioritária para o cliente? Que tipo de cliente está sendo definido como alvo? (etc., etc...)

Uma metodologia como a Engenharia de Vendas ajuda as empresas brasileiras de software a estruturarem os seus processos de venda de uma forma sequencial e holística. Puro bom-senso aplicado na prática do vendedor, sob o ponto de vista do comprador. O resultado? Com conhecimento, aplicação e disciplina, e fielmente seguindo as fases da metodologia, os vendedores (os seus estão capacitados?) poderão reverter a ansiedade que os invade todos os dias, entender a realidade do cliente como ela é, e, sim, fechar mais negócios...

Comentários

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    1. :-) Fico feliz que tenha gostado deste texto, Alexandre!

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  2. será que realmente existe um diferencial no produto, ou o vendedor é tão bom que consegue "tirar leite de pedra" só que o produto é caro e a concorrência o alcança ?

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    1. Muitas são as possibilidades, cada contexto pode ser diferente. Por isso é importante usar um método de vendas consistente, que permita a identificação das oportunidades e gargalos..

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  3. Raphael Pizzolatti16 de maio de 2013 17:13

    Parabéns pelo blog, sou novo na área e fiquei feliz em encontrar o seu blog nesta altura do campeonato, rsrs. Encontrei varias situações que estou vivenciando. Um Grande Abraço.

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    1. Bem-vindo, Raphael! Fico feliz que este blog esteja lhe sendo útil!

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