Preparado para vender coletivamente em todos os momentos?

Vendedor (de software, no nosso caso) vende em visitas ao cliente, no telefone, pela Internet, em corredores de aeroportos, restaurantes, em pistas de corrida ou campos de tênis (ou golfe), em qualquer espaço e momento onde há clientes ao lado (ou do outro lado), querendo ou precisando do que temos a oferecer.

Aproveitamos esses espaços e momentos se temos real empatia e conhecimento do que, para que e para quem vendemos. Venda é um processo onde o conhecimento e a empatia pelo lado do comprador facilita em muito a atividade do vendedor. Quanto mais o vendedor sabe o que ele, o comprador, tem como objetivo, necessidade ou problema, mais ele, o vendedor, tem a chance de estabelecer mais rapidamente uma relação de empatia com o cliente. Quanto mais o portfolio de produtos e serviços do vendedor tem real capacidade de ajudar o cliente a atingir seus objetivos, atender suas necessidades e solucionar os seus problemas, maior a chance do comprador decidir em favor do vendedor.

Venda tem também uma característica coletiva. Vendedor de software não vende sozinho. Ele vende o que está sendo desenvolvido pelos arquitetos e engenheiros de software, implementado pelos implementadores, suportado pelo suporte técnico e "marqueteado" (existe tal palavra?) pelo marketing da sua própria empresa. Ao interagir com os clientes, cada uma dessas áreas tem grande importância e pode contribuir efetivamente para a venda. Ou não, caso contrário..

Se estamos preparados para vender coletivamente em todos os momentos, cresce a nossa capacidade de venda. Se, por outro lado, não estamos preparados, não vendemos coletivamente, nem aproveitamos momentos e espaços para vender, nossa capacidade de venda não se beneficiará deste crescimento...

Comentários

  1. Realmente a empatia na abordagem em toda condução do ciclo da venda, fazem a diferença em toda negociação. E você tem toda razão quando diz que o vendedor não vende sozinho.

    Rodolfo Roca

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