Quem não tem disciplina dificilmente saberá disciplinar

Disciplina. O que você sente quando ouve esta palavra? Rejeição? Ou aceitação? E qual é a causa da rejeição ou da aceitação, você consegue identificá-la?

Quem foi atleta na infância e na adolescência tem grande facilidade em aceitar a disciplina e leva isso para a vida adulta. Sem disciplina não há esporte. Sem disciplina não há treinos, aprendizado, nem melhoria de desempenho. São horas e horas e mais horas treinando, seguindo regras e táticas de competição. Disciplina é o que aprendemos desde o primeiro apito do técnico nos treinos e dos juízes nos jogos. Não há como não obedecer. Não seguiu as regras, está fora da competição. E atleta nenhum quer estar fora de qualquer competição (banco de reservas? nem pensar..)...

Quem não foi atleta mas teve pais ou professores exigentes também tem facilidade em aceitar a disciplina. E leva isso para a vida adulta. Não tanto pelos apitos ouvidos, mas pela pressão recebida em cima de seu próprio desempenho estudantil e aperfeiçoamento pessoal.

O que é por vezes difícil quando somos crianças e adolescentes (a disciplina que se vive no apito, pressão, treinos, jogos, vitórias e derrotas, notas, classificações, etc..), se torna um ponto forte nosso quando nos tornamos adultos. Vida é restrição. Vida (e venda) é prioridade. Saber quanto tempo temos para jogar e quem tem espaço vazio para circular e converter em pontos é igual a saber dar prioridade ao que é prioritário (já que a venda não tem hora para iniciar e para terminar) e saber apoiar (delegar) quem (a quem) tem mais chance de converter (fechar o negócio).

Mas.. e quem rejeita a disciplina? O que ele(a) pode fazer agora já que não teve um passado de esportes nem se viu na "linha rápida" criada por pais e professores exigentes? Estes terão mais dificuldade de entender que vida é restrição e prioridade. Estes podem correr o risco de querer viver não no que a vida é, mas no que eles querem que ela seja, sem estarem necessariamente preparados para provocar esta mudança. Mais ainda, estes terão dificuldade em exercer a disciplina (sim, saudável, sem excessos, voltada para o bem e para o melhor desempenho da sua empresa), necessária quando se trabalha em grupo. Não saberão exigir disciplina em momentos onde ela é exigível..

Por que? Quem não tem disciplina, quem não aprendeu nem foi exposto à disciplina, dificilmente saberá disciplinar...