O exemplo como melhor discurso

Que exemplo você dá para seus companheiros? Do menor detalhe (chega pontualmente no trabalho?) aos mais importantes (mantém seus clientes satisfeitos? cresce sua carteira?), como você lidera os outros pelo seu exemplo?

Líder não é necessariamente aquele que tem um cargo de chefia no organograma da empresa. Este tem autoridade - e, sim, deveria ter liderança natural para que sua autoridade fosse bem aceita pelos demais, mas nem sempre é assim, não é mesmo?

Líder é quem faz bem o que deve ser bem feito. Como trabalhamos em grupo e observamos o resultado do trabalho de quem trabalha perto de nós, é natural que todos nós queiramos estar e trabalhar com quem faz bem o que deve ser bem feito. Talvez por isso, um grupo de líderes produz mais líderes no grupo. A qualidade do bom exemplo se dissemina.

Pessoas que são naturalmente líderes pensam, sentem e se comportam como líderes. Sentem um compromisso forte com o grupo, vêem seu papel para o resultado do grupo, cumprem bem esse papel e, atentos, se mantêm à disposição para complementar alguma outra necessidade do grupo.

Reais líderes lideram pelo exemplo e não apenas pelo discurso. Se são verbais, não se eximem do discurso quando indicado ou necessário, mas o discurso corresponde fielmente ao exemplo que dão. Reais líderes inspiram os demais quando falem e quando agem.

Todos podem ser líderes, exatamente naquele campo em que são mais proficientes. A liderança no grupo é rotativa, desapegada. Líder é hoje quem melhor consegue fazer e compartilhar o que sabe fazer bem. Líder é amanhã quem melhor conseguir fazer e compartilhar o que sabe fazer bem.

Liderança não é atribuída pela própria pessoa desejosa de ser líder. São os demais que naturalmente chegam à conclusão de que aquela pessoa é a líder naquele assunto específico, no grupo. Liderança não é autoritária, é democrática.

Liderança precisa de seguidores. Sem seguidores, não há liderança. Muitas vezes, seguimos o exemplo e a liderança de outros. Muitas vezes, os outros seguem o nosso exemplo e a nossa liderança. Esse movimento de um lado para o outro é natural. Liderança é/deve ser saudavelmente distribuída.

Todos nós precisamos de líderes ao nosso lado. São eles que nos inspirarão a sermos bons seguidores e a, mais tarde, também sermos líderes no que fazemos de melhor.. Tenho e aprendo com os meus líderes em várias áreas. E você?