Onde um está define o que ele vê - em qualquer plano...

5 pessoas vão olhar para um mesmo cliente (ou oportunidade ou negócio ou projeto ou tema de estudo ou o que seja) e 5 visões diferentes dele vão ter. Há paralaxe comercial, intelectual, política, cívica, social, emocional e espiritual numa mera avaliação.

Paralaxe é um conceito herdado da astronomia e da fotografia que nomina o aparente deslocamento de um objeto quando se muda o ponto de observação (astronomia) ou os diferentes ângulos de visão a partir de diferentes posições (fotografia). Trazendo a paralaxe para perto de nós, fazendo a sua interpretação para o nosso dia-a-dia, paralaxe é o que nos faz ver, pensar e sentir diferentemente em função do momento, local e situação que nós vivemos - e que interferem na visão que temos dos outros.

Olhando desta forma, surpreendente é então que, ainda assim, achemos concordâncias. Mais fácil e previsível seria a briga eterna por cada um para fazer valer o seu ponto de vista, esquecendo-se que uma pequena ou grande mudança de posição mudaria a sua visão... E assim é. Tanta discussão e estresse há quando as partes não se movem, enraizam pela estagnação e perdem a chance de ver mais largo, ver mais...

Por outro lado, por mais visões que hajam sobre um mesmo objeto, é a integridade e a totalidade no que ele é que o torna real e verdadeiro - e não as diferentes visões com as quais é visto. A âncora da integridade é a verdade.

5 pessoas podem olhar para um mesmo cliente (ou oportunidade ou negócio ou projeto ou tema de estudo ou o que seja) e as 5 visões diferentes podem ser parciais, não captando a essência do que ele é e pode vir a representar.

Ou não...