Todos são professores, vê?

Você, eu, seu sócio, seu mentor, seu subordinado, seu concorrente, seu filho, um porteiro de prédio, um guarda de trânsito, um presidente de um país, o Papa, todos são professores. Tudo o que chama a sua atenção no que um outro faz, é ou representa é um ensinamento. Um ensinamento do "como fazer" "ou" um ensinamento do "como não fazer" são, ambos os tipos, ensinamentos. E, na hora em que você passa a tirar um aprendizado de "tudo" o que tem à sua frente, "todos" são seus professores e tudo o que fazem contribui para o seu crescimento! Já pensou assim?

Comecemos pelo pesadelo de qualquer um: ser aluno, sócio, subordinado, etc. de alguém que não é um bom professor. Lembrou a dor? Mas... basta mudar o foco e o enfoque e você poderá ter outros resultados. Se você enxerga que não pode mudar a situação de lidar com a outra pessoa (esta seria uma opção), se você entende que o pior dos professores é um imenso e vivo laboratório de sua observação e se você percebe que o pior dos professores, pelo mau exemplo, elimina cursos de ação, isso significa que o pior dos professores ensina a você a como "não fazer"! Vê?

O pior dos professores passa então a ser - sem querer ou saber - um ótimo professor! O pior dos professores não tem muito de bom a ensinar, mas têm muito a ensinar sobre como "não fazer"! Olha o aprendizado vivo aí!

Encarando o mau professor como um estágio de aprendizado - respire... responda, não reaja... - e colocando-o como exemplo do que não é aceitável, ele estará diminuindo a "sua" possibilidade e risco de tentativas não certeiras. O que "não fazer" é muito importante de ver e entender!

Já o melhor dos professores é aquele que nos inspira, que nos mentoreia, que nos faz querer repetir o que ele faz, ser como ele é! Todos temos / precisamos ter mentores inspiradores assim. Estes nos colocam numa pista acelerada de aprendizado por vezes recheada de atenção e carinho - e que honra e prazer é crescer assim!

Estar próximo do melhor dos professores é um presente. Ver, sentir e entender o que fazer e como ser com um professor digno e admirável faz um ir além, muito além do que antecipava possível...