A curiosidade do criativo é maior do que a necessidade que ele tem de auto-afirmação

O Professor Kenneth Heilman diz que viver em áreas onde o ambiente é propício à criação - perto de universidades e parques de tecnologia, se de tecnologistas estamos falando - e ver o mundo de diferentes pontos de vista é condição para ser criativo.

Causas? Ouso dizer que o criativo vê o mundo de diferentes pontos de vista porque não tem medo consciente ou inconsciente de "investigar". A curiosidade do criativo é maior do que a necessidade que ele tem de auto-afirmação! Não se perturba ao encontrar contradições e opostos - ao contrário, associa visões, compreensões e situações não relacionadas para combiná-las em formatos inusitados! Com mente e coração abertos ao que está ao seu redor, vive em fértil estado de "combinações conceituais": num "click" a visão, o entendimento e a criação "do novo"! Da realidade como ela é à realidade como ela pode ser em um instante, a partir de combinações do que há...

O engenheiro de vendas que olha através dos olhos do outro é, sim, mais criativo do que o vendedor tradicional. O engenheiro de vendas vê a realidade como ela é, contextualiza-a olhando através dos olhos do cliente e demonstra o valor do resultado do uso do seu software na realidade do cliente exatamente como o cliente aspira (consciente ou inconscientemente) que ela possa vir a ser...