Características positivas: disciplina e autoconfiança (realista)

Ajuda muito ser e conviver com pessoas que sejam "ao mesmo tempo" (e este detalhe é muito importante) disciplinadas e autoconfiantes.

Quem é disciplinado segue a lei, a regra, o prazo, a condição, o processo, a cultura, a decisão do líder, chefe ou superior.

Quem não é disciplinado rompe, cruza, enfrenta uma ou mais das opções anteriores, seja pela tomada ou pelo adiamento de sua ação ou decisão.

Quem é autoconfiante não sofre se a decisão do superior é diferente da sua. Confia que ele (o líder, o chefe) verá o que ele (o autoconfiante) vê... Pelo realismo com que vê as coisas, mais dia, menos dia, isto acontecerá (se não fosse pelo realismo, talvez não...).

Aí é que entra a importância do detalhe do "ao mesmo tempo":
- a pessoa disciplinada que não tem autoconfiança pode acumular e sofrer com a frustração de ver seu trabalho e opinião preteridos. Sofrendo, poderá perder o estímulo e a capacidade de gerar resultado;
- já a pessoa autoconfiante que não tem disciplina pode se julgar uma exceção aos limites impostos e acumular e sofrer "muito" com as consequências dos seus sucessivos atos indisciplinados.

Disciplina e autoconfiança juntas ainda nos dão um benefício adicional: permitem sabermos quando e como oferecer ótimas e criativas alternativas de trabalho/processo/produto ao líder/superior. Não é esta uma função importante nossa, enquanto liderados?