O véu do viés da confirmação

"Sabia! Bem que pensei / disse... "...

Já ouviu falar de "confirmation bias" ou "viés de confirmação"? É uma clássica reação psicológica que temos ao sermos "apenas sensibilizados pela informação que pareça confirmar nossas crenças ou hipóteses, ignorando outras evidências..". Você já sentiu isso, eu também. Se não nos damos conta desse viés, decisões erradas são tomadas.

Crença ou hipótese não são certezas, são sujeitas à confirmação. Se as usamos como filtro para as nossas decisões, qual será a qualidade dessas decisões?

O Valor Econômico de 17/7/13 trouxe um inteligente artigo de Francisco Lopes sobre esse viés de confirmação aplicado à economia brasileira. Será possível que um pessimismo obsessivo esteja nos liderando?

Sim, porque o mesmo jornal trouxe ontem, 18/7/13, a notícia de que a venda das licenças de software da SAP cresceram 107% no nosso país neste segundo trimestre. Crescimento de três digítos em grande base de clientes quebraria um possível pessimismo? Contenha sua reação. Não reaja, responda. Mas dê um tempo para a sua resposta. Deixe que seu cérebro processe essas 2 novas informações. Cruze-as, incube-as, veja se é possível ter novas idéias para a "sua" empresa a partir daqui..

Tristemente, expectativas parece que contam mais do que realidade. Vivemos no ontem e no amanhã, muito mais do que no hoje. O hoje, coitado, passa espremido, sofrendo pela nossa desatenção. E o viés de confirmação vai se reafirmando..

Não para todos, no entanto.. "Crise" é oportunidade para quem enxerga o hoje além dos véus da percepção. Apatia não, agora é a hora de ação!