Como escrever bem

Escrever bem é uma "necessidade". Escrevemos o tempo todo. E-mails, Facebook, Twitter, postagens em blogs, textos de apresentações, propostas, etc. Quem escreve bem tem uma vantagem competitiva "grande". Eu? Adoro escrever.. E você? Gosta? As pessoas gostam do que você escreve? E entendem bem a sua mensagem?

Quer escrever ainda melhor?

1o.: Leia. Todo bom redator é também bom leitor. Leia muito, seus assuntos favoritos, seus autores prediletos. Aproveite o seu tempo livre, em trânsito, em espera.. Leia..

Recapitulando: escrever bem é consequência mais natural para quem lê muito. Lendo muito, aumentamos o nosso vocabulário e observamos várias formas de organizar idéias.

2o.: 3 qualidades são básicas na comunicação, especialmente na escrita: temos que ser claros (nosso texto deve ser direto, fácil de assimilar, mesmo que haja complexidade no que é dito), concretos (temos que demonstrar o que dizemos, provar-nos) e focados no público-alvo que queremos atingir (o que e como escrevemos deve levar em conta quem estará nos lendo). Então essas 3 qualidades serão nossa referência constante enquanto escrevermos.

Recapitulando: a linguagem escrita é mais um "código que gera riqueza" e é por ela que compartilhamos o que sentimos, pensamos, descobrimos, trabalhamos, organizamos e inovamos. Se ela for clara, concreta e importante para o público-alvo, ela terá valor para quem a lê, e é isso que queremos.    

3o.: Escrever pode levar muito mais tempo se tentamos escrever já organizadamente. Meu método de escrever é simplesmente escrever sem me preocupar com uma ordem específica. Simplesmente escreva. Escreva, re-escreva. Foco nas 3 qualidades básicas. Torne ainda mais claro, mais concreto e mais importante para o público-alvo o texto que for surgindo das suas mãos. Leia, re-leia. Concentre-se cada vez mais em cada vez menos, para que cada parágrafo seja tão claro, concreto e importante para o seu público-alvo que se torne claramente entendido e até repetido por quem o leia.

Recapitulando: Escreva, leia, re-escreva, re-leia, até ficar satisfeito com a clareza e concretez de cada parágrafo escrito.

4o.: Quando cada parágrafo estiver ok, vá dando ordem e sequência ao que escreveu. Mantenha um fluxo natural, uma ordem que faça sentido para quem estiver lendo o seu texto. Abra o seu texto com um problema, necessidade ou objetivo possível do leitor. Feche o seu texto assegurando ao leitor de que ele pode, sim, tratar esse problema, necessidade ou objetivo. O meio do texto deve mostrar "o como" (como fazer isso).

Recapitulando: O texto deve ter começo, meio e fim progredindo com fluidez: o que o leitor vive hoje, como pode melhorar como vive, e fé, fato e foco na / para a melhoria.

Ah, gosta de música? Coloque uma música suave no background (de fundo) para aumentar a sua inspiração.

Escreva. Escreva. Escreva. Com o tempo, e a prática, escrever se torna cada vez mais fácil e rápido. E se você não escreveu muito até hoje, comece.. Você ainda nem sabe o prazer que a escrita vai lhe trazer!

Escreva...