Não recuse, não aceite, não revide. Observe.

Quando alguém lhe compara ou lhe critica (sim, negativamente), o que você faz? Reage? Reage como? Compara e critica o comparador/crítico? Não aceita e desconsidera o que ele lhe diz? Discute? Fica emocionalmente abalado? Perde o controle? Fica quieto, sem se atrever a responder? Fica com dor de cabeça? Remói o que foi dito por algum tempo? Sofre? Desconta em outras pessoas? Procura esquecer o que ouviu?

Da próxima vez que isso acontecer com você, faça o que J.Krishnamurti nos sugeriu anos atrás: observe. Não recuse, não aceite, não revide. Apenas observe.

O que é observar uma comparação ou crítica? É não deixar que a emoção corroa essa oportunidade de avaliar se o comparador/crítico tem razão. Observe-o. Veja como ele é, pensa e o exemplo de comportamento que ele dá a quem está ao seu redor, por demonstração. Também observe-se. Veja como você está se mostrando e se portando.

Há razão para o que ele falou? Você quer e pode melhorar? Mude. Não há razão para o que ele falou? Ele precisa da sua ajuda para entender isso e você quer e pode dar essa ajuda? Tente ajudá-lo, se isso for possível.

Muito se passa pelos nossos olhos sem estarmos realmente observando o que está se passando. Não mais... Observe...