Os 5 elementos que nos levam a progredir/inovar

Não existe progresso ou inovação sem:
1- ceticismo (sobre o status quo)
2- confiança (sobre o que pode ser feito melhor)
3- acaso (as surpresas que acontecem)
4- observação (os vários usos que poderiam surgir.. e os que surgirão..)
5- ação (a execução e o acompanhamento da execução das oportunidades enxergadas)

Os 5 são reflexo da nossa inquietação ou contemplação natural que nos levam sempre a tentar fazer melhor o que pode ser feito melhor. Os 5 se complementam, embora nem sempre andem juntos. Mas, dos 5, o número 4 - observação me parece ser a base dos demais.

Observar como somos, o que está à nossa volta e como são e se dão os relacionamentos que vivemos (conosco, com nossos pares, superiores e subordinados, com nossos clientes e fornecedores, com a sociedade e grupos externos em geral) é fundamental para termos a visão e o entendimento necessário para a proposição e execução de inovações em processos, valores, recursos, produtos e serviços.

Sem observação sistemática, o ceticismo e a confiança podem ser superficiais e o acaso pode se tornar dominante. Sem observação profunda, precipitamos lançamentos e não nos estruturamos para a execução perfeita, sem atropelos. Sem observação precisa e prévia, o que era para ser inovação poderá estar frustrantemente destinado a ser apenas uma curiosidade de laboratório..