Burocracia em empresa privada?

Há empresas ágeis e há empresas burocráticas. Geralmente associamos burocracia a empresas públicas, mas algumas empresas privadas negativamente surpreendem, tamanha é a série de requisitos e demandas para agir / reagir.

Por que uma empresa se deixa semi-imobilizar assim? É grande a minha curiosidade sobre isso.. Que experiências anteriores seus sócios e executivos já tiveram que os levaram a sobrecarregar o trabalho de seus funcionários com sucessivos e redundantes "procedimentos da empresa" a serem seguidos?

No dia-a-dia, quanto da produtividade de seus associados e do relacionamento com seus clientes e fornecedores está sendo afetado? E quanto está sendo perdido em velocidade de "negócios"?

Se fosse evidente essa mensuração, talvez ficasse claro para quem define tantas regras o quanto algumas podem estar afastando-o exatamente daquilo que ele mais quer: crescimento, com eficácia.

O passado de um dita o futuro de muitos até o momento em que o futuro se revela pior do que o passado. Neste momento, sem alternativa, acontece a transformação.. Já reativa e atrasada, é verdade, mas ainda assim uma nova chance para uma futura, talvez, ex-empresa burocrática...